segunda-feira, 19 de maio de 2014

Anabolizantes X suplementos: diferenças e riscos

 
Os esteroides androgenicos anabólicos (EAA ou AAS do ingles Anabolic Androgenic Steroids) também conhecidos como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. 



A testosterona natural tem dois efeitos distintos no organismo: um é o efeito andrógeno que influencia nas características masculina como mudança de voz, crescimento do órgão sexual e de pelos e a agressividade e efeito anabólico com influencia na redução da gordura corporal, aumento de força, libido e massa muscular.

O desenvolvimento dos esteroides anabólicos teve como objetivo o aumento do efeito anabólico e a diminuição do efeito andrógeno. No entanto não houve sucesso na tentativa de obter um anabolizante sem o efeito andrógeno.
Os anabolizantes foram descobertos em 1930 e tem sidos usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular; podem também ser usados em pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios o qual acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso também é comum para condicoes cronica debilitantes como AIDS e câncer porém atualmente a maior parte dos usuários utilizam com o objetivo de aumentar a capacidade de treinamento, força física e de massa muscular. 
 O uso é maior entre homens, mas atualmente o consumo do publico feminino vem aumentado progressivamente, entretanto independente do sexo os usuarios podem desenvolver dependência.

  Os anabolizantes são encontrados em comprimidos, injeções intramusculares e transdérmicos via creme, gel ou atadura transdérmica.. Sao inumeros os possiveis efeitos colaterais, os mais comuns em homens sao a calvice, ginecomastia (crescimento dos mamilos), hipertrofia da prostata, já em mulheres os efeitos sao  virilização (aumento dos pelos e engrossamento da voz), amenorréia (ausência da menstruaçao e aumento do clitoris, podemos citar também como efeitos colaterais em ambos os sexos a acne, impotencia, esterilidade, agressividade, hipertensão, problema de tendões e ligamentos, aumento do colesterol, dores de cabeça, enrijecimento das articulações, hepatoxicidade e  insonia.


Já os suplementos ou complementos alimentares sao preparações destinadas a complementar a alimentação equilibrada fornecendo nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos que  não podem ser consumidos em quantidade suficientes. Promovem a melhora da performance e consequentemente na capacidade em atender a demanda nutricional adequada.
 
Os suplementos diferenciam-se em:
- Hipercalóricos: alto valor energético
- Proteicos: auxiliam na formação de músculos
- Termogênicos: ajudam no aumento do metabolismo
- Antioxidantes: ajuda na eliminação dos radicais livres
- Polivitaminicos e minerais.

A maioria dos suplementos alimentares parecem inofensivos mas dependendo da quantidade ou do componente pode resultar em consequências desagradáveis, por isso quem deseja iniciar o uso para melhor adequação em proporções e horários apropriados deve procurar uma orientação profissional de um nutricionista, lembrando que nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável.





Referencias bibliograficas:

Brodsky, IG; P Bagalopal and KS Nair (1996) Effects os testosterone replacement on muscle mass and msucle protein synthesis in hypogonodal men  a clinical research center study. Journal of  clinical Endocrinology & Metabolism, Vo 81

Nenhum comentário: