terça-feira, 26 de abril de 2011

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME NA EMBALAGEM QUE VOCÊ CONSOME

A Justiça Federal em São Paulo determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente a obrigatoriedade de informação “adequada e ostensiva” sobre a presença da substância bisfenol A (BPA) nas embalagens de alguns tipos de produtos.

O que é bisfenol-A (BPA)?  O bisfenol A é uma substância química utilizada na fabricação de plásticos que torna o produto final mais flexível, transparente e resistente. Em latas, é usado como revestimento interno para proteger a embalagem da ferrugem. No entanto, o bisfenol usado nesse tipo de embalagem pode contaminar os alimentos.


De acordo com a pesquisadora Fabiana Dupont, membro do grupo de estudos sobre desreguladores endócrinos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), o produto afeta, principalmente, os fetos e já foi relacionado a câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, puberdade precoce, puberdade tardia, problemas cardíacos e comportamentos sociais atípicos em crianças.


Como estamos expostos ao bisfenol A?
Bebês e crianças:
O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.
É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: 
Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.



Reduza a exposição ao BPA

1 - Use mamadeiras e utensílios de vidro ou bpa free para os bebês
2 - Não esquente embalagens de plástico com bebidas e alimentos no microondas. O bisfenol é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
3 - Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina époxi no revestimento destas embalagens
4 - Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos
5 - Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças


*Maiores informações:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Benefícios do Chocolate Amargo


O chocolate é fabricado a partir do cacaueiro (Theobroma cacao L), uma planta nativa das florestas quentes e úmidas das terras baixas do México, da América Central e das bacias dos rios Amazonas e Orinoco. 
O nome científico da planta é de origem grega: Theo = Deus e broma = alimento. O nome cacau é de origem asteca: cacahuatl. Já o nome chocolate vem da bebida, tchocoatl, de origem maia, que já era consumida há mais de três mil anos.

A Revista Saúde! da edição de novembro de 2010 publicou uma matéria contendo alguns bons motivos para comer o chocolate, confira:


Combate o mau-humor: De acordo com pesquisadores da Universidade Middlesex, na Inglaterra, só o cheiro já basta, no estudo foi avaliado a reação das pessoas em ambientes com distintos odores e ao sentir o aroma de chocolate, os participantes relataram menor estresse e maior satisfação. O chocolate tem também alto teor de magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, envolvidos no bem-estar.


* Diminui a ameaça de pré-eclampsia: durante a gravidez, 5% das mulheres sofrem com uma espécie de hiperativação do sistema inflamatório, doença conhecida como pré-eclampsia, que também causa elevação da pressão arterial. Um trabalho da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mostra um consumo menor de chocolate entre as gestantes que desenvolveram a doença, concluindo que possa ser possível que o chocolate amargo interfira no processo inflamatório, entretanto, estudos mais abrangentes são necessários antes de um consenso. Portanto não vale abusar do consumo do chocolate para não ganhar quilos demais ao longo dos nove meses.


Atenua a cirrose hepática: o chocolate amargo combate o aumento da pressão arterial no abdômen, que pode atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose. "A inclusão do alimento com 85% de cacau no cardápio diário é capaz de reduzir a hipertensão portal, no abdômen, diminuindo o risco de sangramento provocado pelo rompimento de vasos sanguíneos na região", descreve Mário Guimarães Pessoa, hepatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Vale ressaltar quem esses benefícios estão relacionados ao consumo do chocolate amargo, quem come o chocolate branco ou ao leite não tem as mesmas vantagens.


Reduz a pressão arterial: Há evidências de que os flavonóides contidos no chocolate amargo aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, por incentivarem a produção do óxido nítrico, de acordo com o epidemiologista Brian Buijsse, que assina o estudo realizado no Instituto Alemão de Nutrição Humana.  Vale destacar que durante a pesquisa foi cortado alimentos calóricos para inserir o chocolate na dieta dos voluntários.


* Mantém o coração forte:  De acordo com um estudo feito pela Universidade Harvard em parceria com uma instituição sueca, o Instituto de Medicina Ambiental, mulheres que ingerem chocolate amargo uma vez por mês e duas vezes por semana são menos suscetíveis a disfunções no coração quando comparadas com aquelas que não comem o chocolate amargo.

* Baixa a resistência à insulina: Um trabalho italiano, da Universidade de L'Aquila, demonstra que ingerir 100 gramas de chocolate amargo, todos os dias, reduz a resistência à insulina - e, assim, menos açúcar fica circulando no sangue.  

* Previne o derrame: uma revisão de estudos feita na Universidade McMaster, no Canadá, é incisiva: comer chocolate pelo menos uma vez por semana reduz o risco de derrame e acelera a recuperação de pacientes que tiveram isquemia cerebral. Uma das pesquisas avaliou 44 mil pessoas, e as que consumiram uma porção de chocolate por semana apresentaram uma probabilidade 22% menor de sofrer um AVC. "Tudo indica que, mais uma vez, o benefício se deve aos flavonóides, que são antioxidantes e conseguem dilatar os vasos sanguíneos", diz a médica Sarah Sahib, que coordenou o trabalho. Segundo ela, é preciso fazer mais pesquisas antes de recomendar o alimento como salvador da massa cinzenta.

Mesmo sabendo dos benefícios do consumo do chocolate amargo, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado e associado a uma dieta balanceada e saudável.  Ainda não há consenso sobre a quantidade recomendada de ingestão. Os flavonóides presentes no cacau também estão presentes em frutas (uvas), vegetais (cebola, soja), linhaça, óleo de canola e bebidas (vinho tinto e chá verde), que devem ser preferencialmente consumidos. É indispensável a orientação e o acompanhamento de um Nutricionista que irá avaliar a possibilidade oferecida no consumo desses produtos de acordo com a individualidade bioquímica de cada um.




“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.”  






sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você AINDA bebe leite?

Todos sabem que o leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos não sabem, é que a maioria de nós temos intolerância à lactose (estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à nossa saúde.


Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico SOMENTE para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo nosso organismo, além disso, somos os únicos mamíferos a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.

Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao nosso organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro. E o nível de magnésio no leite é 10 vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea. Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite.

A semelhança do leite tomado puro (recém saído da vaca) e o leite do supermercado? Somente a COR BRANCA!
A pasteurização do leite destrói as seguintes enzimas: 
- Fosfatase: essencial para absorção de cálcio   
- Lipase: útil para absorção de ácidos graxos (gorduras)
- Galactase: importante para digestão do açúcar do leite
Catalase, peroxidase, diastase...todas as enzimas que facilitam e propiciam a utilização dos nutrientes desaparecem. 

Os próprios nutrientes do leite se alteram ou são destruídos com a pasteurização e o processamento industrial.O processo de homogeneização do leite consiste em filtrá-lo sob alta pressão, de modo a reduzir ao máximo o tamanho dos glóbulos de gordura que ele contém, de modo que o leite não separe, ou seja, não forme nata. Fique sempre homogêneo. Esses glóbulos de gordura possuem uma membrana externa, microscópica, constituída por uma certa proporção de proteínas e gorduras. 
Com a homogeneização, ocorre um aumento brutal na área de superfície desses glóbulos de gordura, a perda da estrutura original das membranas desses glóbulos e sua substituição por uma proporção bem maior de proteínas que no leite cru. Este fator pode ser um dos responsáveis pela tendência do leite industrializado a provocar alergias.

O leite de supermercado pode predispor a doenças auto-imunes, pois os anticorpos voltados contra as estruturas do leite podem, "sem querer", reconhecer estruturas do nosso próprio corpo (articulações, pâncreas e outros órgãos e tecidos) como se fossem as estruturas do leite. Nessa hora, você começa a ser atacado pelos seus próprios anticorpos. São as assim chamadas doenças auto-imunes.

Agora fica a critério de seu conhecimento para AINDA insistir neste “alimento”.



“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.” 



Referências Bibliográficas:
*Feldman, Alexandre e Fieldman, Pat. – “A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA” – Ed A GIRAFA
* DI TULLIO G. – Il ruolo delle intolleranze alimentari nella etiopatogenesi della dermatite atopica. La Med. Biol., Ottobre-Dicembre, 2001: 103 -110.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Plano Alimentar X Atividade Física

É fundamental ter um plano alimentar balanceado e equilibrado de acordo com sua individualidade bioquímica, modalidade física, horário e intensidade do treinamento.
O objetivo de uma refeição pré-exercício é fazer com que se tenha energia e não se sinta fraco e nem indisposto antes e durante o treino. Por isso, da mesma forma que o jejum é contra indicado para a prática de atividade física e é recomendado não iniciar um treino com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir o rendimento e até trazer conseqüências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos.
Em geral, uma boa recomendação é fazer uma refeição grande, como um café da manhã completo ou almoço, de 2 à 4 horas antes do exercício, respectivamente.
Se o tempo entre a última refeição e o horário do início do treino for inferior (como as pessoas que acordam e vão treinar), priorize apenas os carboidratos e minimize as proteínas e as gorduras em geral. Isso melhora a absorção dos carboidratos, que são essenciais para este momento, pois garantem energia, e não “pesam” no estômago na hora do treino.
Alguns alimentos ricos em fibras, como cereais fibrosos, grãos, hortaliças cruas e algumas frutas, como laranja com bagaço ou abacaxi, açúcares e alimentos gordurosos não são recomendados neste momento, pois podem causar desconforto intestinal.

Alimentar-se para obter o melhor desempenho também inclui fazer uma escolha inteligente dos alimentos a serem ingeridos após o exercício físico.
Para recuperar totalmente a energia muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas a cada três horas.  
Um item fundamental, que deve estar presente antes, durante e depois dos treinos, é a água.              
A água é indispensável para todas as funções metabólicas. Manter-se sempre hidratado é essencial!
A melhor recuperação pós-treino é obtida ao se combinar o consumo de carboidratos e proteínas, que são extremamente importantes para recompor as fibras musculares.
“Alimentar-se de forma adequada é fundamental 
para uma vida saudável.
Manter-se informado é a sua ferramenta para 
escolhas saudáveis.”